Saiba mais sobre os Pneus

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Porquê pneus de Equipamento Original?

Os fabricantes de veículos afirmam que não faz sentido investir recursos de I&D na suspensão do veículo se não for tido em conta o pneu que vai ser montado. Desta forma, sublinham a importância do pneu que é montado de origem e a sua influência sobre o comportamento do veículo.

TRABALHANDO COM O FABRICANTE

O desenvolvimento do pneu certo para que cada veículo consiga o seu máximo rendimento, é chave desde o momento em que começa a inovação e o desenvolvimento de um novo pneu. Como tal, os fabricantes de pneus e automóveis estão desde o princípio do processo, trabalhando e inovando, para conseguir desenhos superiores de pneus de equipamento original.

Além disso, os pneus equipados de origem conferem grande personalidade ao veículo, pois permitem que o pneu se adapte totalmente às suas características e necessidades. Por outro lado, os pneus de equipamento original desempenham um papel crucial na consecução do rendimento e conforto desejado.

INOVANDO CONTINUAMENTE

À medida que os veículos evoluíram, os fabricantes também inovaram e melhoraram os seus pneus de equipamento original. Hoje em dia, os veículos são mais leves e eficientes que os de há uma década. Por isso, não param de inovar, reduzindo o peso dos pneus e diminuindo a resistência ao rolamento. Tudo isto sem deixar de lado o conforto e manobrabilidade dos nossos produtos.

PRODUTO SUPERIOR

A superioridade dos pneus é marcada não só por contar com boas classificações na etiquetagem ou por serem pneus recomendados pelo fabricante, mas também por integrarem inteligentemente nos produtos, atributos desejáveis que por vezes são opostos entre si. Estes objectivos requerem equilíbrio na combinação da comodidade com o rendimento dos pneus para que estejam no ponto óptimo.

COMO IDENTIFICAR PNEUS DE EQUIPAMENTO ORIGINAL

Muitos dos fabricantes requerem que os seus fornecedores de pneus identifiquem alguns ou totalidade dos seus pneus de equipamento original com símbolos ou códigos de marca nas paredes laterais. Isto permite ao proprietário do veículo facilitar a identificação e selecção do pneu adequado quando é necessário substituir o original. Não esquecendo que utilizar os pneus originais ajuda a manter o rendimento e personalidade do pneu.

Simbolos das Etiqueta de Pneus da UE

No ano de 2015 deu-se uma atualização dos parâmetros de classificação:

  • Desde dia 1 de Novembro de 2014 deixam de se fabricar pneus com classificação G em Poupança de Combustível.
  • A classificação F em Poupança de Combustível estará em vigência até finais de 2018.

Vejamos os três atributos de rendimento apresentados pela norma europeia 1222/2009 a partir destas alterações:

Eficiência no Consumo de Combustível

A resistência ao rolamento é a força que opõe à rotação do pneu ao se deslocar. É o resultado da deformação sofrida pelos pneus em contacto com o solo. Em média, esta resistência ao rolamento equivale a 20% do consumo de combustível e de emissões CO2.

Aderência em Piso Molhado

É a distância necessária para que uma viatura passe de 80 a 20 km/h sobre um pavimento coberto com 0,5 – 1,5 milímetros de água. Este aspecto influi na segurança.

Ruído Externo

Aumenta a poluição acústica. As medições são feitas com um veículo em movimento a uma velocidade de 80 km/h, em terreno plano. Quando passa na frente de um dispositivo de captura de som, o condutor desliga o motor para medir apenas o ruído produzido pelo pneu.
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